domingo, 11 de agosto de 2013

A fortuna dos críticos: Laura Assis


Sair de casa já é se aventurar

Digamos que você esteja parado na beira da estrada. Ou andando pelas estantes de uma livraria. Digamos que um carro qualquer passe e te ofereça carona. Ou que você escolha ao acaso pegar um livro qualquer dessas estantes. Você abre a porta do carro e entra. Você abre o livro e começa a ler. Você não sabe quem é o motorista. Você não conhece o autor. Você não sabe para onde esse carro está indo. Você não tem ideia de para onde esse livro vai te levar.

Sua mãe nunca te disse que é perigoso pegar carona? Claro que sim. Torquato Neto não te avisou que o poeta está sempre a perigo? Também. E mesmo assim existem caronas e poetas, existe você abrindo esse livro, existimos nós e os Trovadores elétricos, brincando com risco e levando “a coisa até o fim”.

Mesmo se você nunca tiver ido a Angra dos Reis, é de lá que você vai partir. Vai vislumbrar Juiz de Fora e descer a Rua Halfeld mesmo sem nunca ter estado lá. Vai frequentar aulas e brigar com a teoria que se distancia da vida. Vai se entediar em festas com um copo vazio nas mãos. Vai viver como um verso instantâneo além da noite iluminada. Tudo isso com uma rima na cabeça e ideias arriscadas nas mãos.

Você desce do carro. Você fecha o livro. Você conta a alguém sobre a viagem. Você escreve uma resenha. Você não se lembra dos detalhes do caminho, mas isso já não importa.



Laura Assis é escritora, editora e já pegou muita carona nessa vida. 


a seguir: uma opinião sincera sobre tudo isso que tá rolando aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário