HQ






Black Hole – Charles Burns (2007)

Um dia explico. 


E=mc²



Nação fora da lei – Jamie Delano, Goran Sudzuka e Goran Parlov


Junto com Alan Moore e Neil Gaiman, Jamie Delano formou o trio mágico de escritores que renovou o universo ficcional da D.C. Comics, criando um universo paralelo chamado Vertigo.
Jamie Delano começou a ficar conhecido dos leitores brasileiros com a série Hellblazer, que foi publicada inicialmente no Brasil na revista Monstro do pântano (Ed. Abril, 1991). Coube a Delano o desafio de desenvolver um personagem coadjuvante criado por Moore nas histórias do Monstro do Pântano (a saga “O gótico americano”), mas que rapidamente roubou a cena, seu nome: John Constantine. E ele não brincou em serviço, porque logo nos primeiros números de Hellblazer, se apropriou do personagem de tal forma que simplesmente nos fez esquecer que Alan Moore o havia criado.
As histórias de Jamie Delano para Constantine eram uma crônica macabra da Inglaterra dos anos Tatcher: desemprego, intolerância étnica, cobiça e corrupção moral. Uma delas em particular – “Correndo atrás” – foi descaradamente plagiada pelo roteirista do filme “O advogado do Diabo”; se duvida, então compare a página abaixo com a sequencia do filme em que o personagem Eddie Barzoom é morto enquanto pratica cooper.



Essa tendência política e iconoclasta em seu texto atingiu outro patamar com a mini-série Visões de 2020 , uma ficção distópica soberbamente ilustrada por Frank Quitely, tem como protagonista Alex Woycheck, um pornógrafo, que vive sob a severa lei moral imposta por uma dinastia feminista que toma o poder global.
O protagonista perfeito para Delano é o marginal, o anti-herói cínico que se opõe aos grandes inimigos de suas tramas: o poder econômico, o conservadorismo político e religioso, as grandes corporações que controlam e aniquilam qualquer ideologia libertária.
Nesse sentido, Nação fora da lei, ilustrada pelos sérvios Goran Sudzuka e Goran Parlov, é a obra-prima de Jamie Delano, não só porque combina todas as suas características como escritor, mas principalmente por colocá-las em outro patamar. Realismo visceral e psicodélico, a graphic novel é, na opinião do próprio autor, “um suspense político de ritmo rápido e violento, uma faroeste bizarro, uma saga familiar épica que passeia pela mitologia subterrânea dos Estados Unidos”.
O que impressiona é a forma como Delano alinha vários personagens sem perder a coesão narrativa, a família desajustada surge como uma metáfora da América do Norte e seus emblemas mais evidentes: a violência armada, a contracultura, o fanatismo religioso e a CIA. A arte em preto e branco dos irmãos sérvios só reforça o psicodelismo cru da narrativa.
Depois disso, Delano pode escrever qualquer bobagem para levar uma grana fácil da Marvel ou da DC.

Para saber mais, visite: www.jamiedelano.co.uk




N






As histórias em quadrinhos de Love and Rockets, escritas pelos irmãos Jaime e Gilbert Hernandez, são a prova viva de que simplicidade e complexidade podem coexistir. Quando isso acontece, provoca um abalo sísmico semelhante a uma bomba nuclear. É vasta e respeitável a lista de autores influenciados pelos Hernandez, basta dizer que o tratamento realista de Jaime, ao tratar a temática de super-herói, foi uma referência para Alan Moore, e que “Crônicas de Palomar”, de Gilbert, amplia o sentido de realismo fantástico. Não bastasse serem escritores inspirados, os irmãos Hernandez estão entre os melhores desenhistas do ramo. E tudo começou com dois jovens entediados na Califórnia, no início da década de 1980.

Continua...





Nenhum comentário:

Postar um comentário