Black Hole – Charles
Burns (2007)
Um
dia explico.
E=mc²
Nação fora da lei – Jamie
Delano, Goran Sudzuka e Goran Parlov
Junto com Alan Moore e Neil
Gaiman, Jamie Delano formou o trio mágico de escritores que renovou o universo
ficcional da D.C. Comics, criando um universo paralelo chamado Vertigo.
Jamie Delano começou a ficar
conhecido dos leitores brasileiros com a série Hellblazer, que foi publicada inicialmente no Brasil na revista Monstro do pântano (Ed. Abril, 1991).
Coube a Delano o desafio de desenvolver um personagem coadjuvante criado por
Moore nas histórias do Monstro do Pântano (a saga “O gótico americano”), mas
que rapidamente roubou a cena, seu nome: John Constantine. E ele não brincou em
serviço, porque logo nos primeiros números de Hellblazer, se apropriou do personagem de tal forma que simplesmente
nos fez esquecer que Alan Moore o havia criado.
As histórias de Jamie Delano para
Constantine eram uma crônica macabra da Inglaterra dos anos Tatcher:
desemprego, intolerância étnica, cobiça e corrupção moral. Uma delas em
particular – “Correndo atrás” – foi descaradamente plagiada pelo roteirista do
filme “O advogado do Diabo”; se duvida, então compare a página abaixo com a
sequencia do filme em que o personagem Eddie Barzoom é morto enquanto pratica
cooper.
Essa tendência política e
iconoclasta em seu texto atingiu outro patamar com a mini-série Visões de 2020 , uma ficção distópica
soberbamente ilustrada por Frank Quitely, tem como protagonista Alex Woycheck,
um pornógrafo, que vive sob a severa lei moral imposta por uma dinastia
feminista que toma o poder global.
O protagonista perfeito para
Delano é o marginal, o anti-herói cínico que se opõe aos grandes inimigos de
suas tramas: o poder econômico, o conservadorismo político e religioso, as
grandes corporações que controlam e aniquilam qualquer ideologia libertária.
Nesse sentido, Nação fora da lei, ilustrada pelos
sérvios Goran Sudzuka e Goran Parlov, é a obra-prima de Jamie Delano, não só
porque combina todas as suas características como escritor, mas principalmente
por colocá-las em outro patamar. Realismo visceral e psicodélico, a graphic novel é, na opinião do próprio
autor, “um suspense político de ritmo rápido e violento, uma faroeste bizarro,
uma saga familiar épica que passeia pela mitologia subterrânea dos Estados
Unidos”.
O que impressiona é a forma como
Delano alinha vários personagens sem perder a coesão narrativa, a família
desajustada surge como uma metáfora da América do Norte e seus emblemas mais
evidentes: a violência armada, a contracultura, o fanatismo religioso e a CIA. A
arte em preto e branco dos irmãos sérvios só reforça o psicodelismo cru da
narrativa.
Depois disso, Delano pode escrever
qualquer bobagem para levar uma grana fácil da Marvel ou da DC.
Para saber mais, visite: www.jamiedelano.co.uk
N
As histórias em quadrinhos de Love and Rockets, escritas pelos irmãos
Jaime e Gilbert Hernandez, são a prova viva de que simplicidade e complexidade
podem coexistir. Quando isso acontece, provoca um abalo sísmico semelhante a
uma bomba nuclear. É vasta e respeitável a lista de autores influenciados pelos
Hernandez, basta dizer que o tratamento realista de Jaime, ao tratar a temática
de super-herói, foi uma referência para Alan Moore, e que “Crônicas de Palomar”,
de Gilbert, amplia o sentido de realismo fantástico. Não bastasse serem
escritores inspirados, os irmãos Hernandez estão entre os melhores desenhistas do
ramo. E tudo começou com dois jovens entediados na Califórnia, no início da
década de 1980.
Continua...
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